Nossos Cursos

O Seminário

SEMINÁRIO TEOLÓGICO HOSANA | “ESCOLA DE PROFETAS”

 “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4.11-13

O Seminário Teológico Hosana, na visão do Apóstolo e Fundador Celsino Marques de Azevedo (visão compartilhada também pela Diretoria),  se define como uma Escola de Profetas ou Casa de Profetas, assemelhando-se á prática bíblica, em que a sucessão do profeta era feita com o envio do eleito/vocacionado para conviver e aprender com o “homem de Deus”, exemplificada em I Reis 1.19-21 Elias/Eliseu e I Sm 1.19-28 Samuel/Eli.

Os Cursos ofertados pelo Seminário são ministrados por professores capacitados e experientes com o intuito de fazer dos alunos também seus discípulos, preparando-os para o serviço do Senhor Jesus Cristo em sua Igreja, coluna e baluarte da verdade.

O objetivo do Seminário é o de aperfeiçoar os santos para o exercício do Ministério, conforme Ef. 4.11-12. O Seminário, em sua autonomia, prioriza a visão ministerial, ou seja, objetiva preparar seus alunos para o serviço na Obra de Deus. Dessa forma, primamos por um ensino de excelência, entendendo que o objetivo da educação teológica é a capacitação do povo de Deus para o serviço do Reino.

Nos mais de 20 anos de existência do STH, muitos obreiros obtiveram sua formação  e  estão frutificando na casa de Deus, o que credencia a Escola como um modelo que tem dado certo, aprovado por todos os seus alunos, dos quais muitos já são pastores.

Dentro dessa visão os Cursos oferecidos pelo Seminário se configuram como CURSOS LIVRES, cuja intenção é certificar exclusivamente para fins de exercício no âmbito evangélico/ministerial (teólogo), os quais conforme Artigo 42 da Lei nº 9394/96 – Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e Lei nº 11.741/08, podem ser oferecidos por diferentes organizações da sociedade, independente de credenciamento junto aos sistemas públicos de ensino.

A Graduação em Teologia foi oficializada pelo MEC através da seguinte legislação: Parecer CNE/CES Nº 241/1999 e Parecer CNE/CES Nº 63/2004. Nesta legislação fica permitido o funcionamento dos atuais cursos de teologia, como livres, até que haja a decisão por parte da interessada em solicitar o reconhecimento formal do MEC.

Links abaixo:

Parecer CNE/CES nº 241/99 – Ministério da Educação

Parecer CNE/CES 0063/2004. – Ministério da Educação – MEC

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. ( 2 Tm 3.16-17)

Integração: educação teológica  deve ser integrada ao ministério cristão

 

erat volutpat.

Links

Parecer CNE/CES nº 241/99 – Ministério da Educação

Parecer sobre cursos superiores de Teologia.

Parecer CNE/CES 0063/2004. – Ministério da Educação – MEC

Encaminha ao CNE algumas considerações a respeito do curso de Teologia, bacharelado.